27 dezembro, 2015

BLOGMAS: RITUAIS E SUPERSTIÇÕES DA PASSAGEM DE ANO #27

Olá a todos 

Hoje vou dizer-vos alguns rituais e superstições da passagem de ano para entrarem com o pé direito em 2016. Alguns são mais conhecidos que outros. Espero que gostem!


* Fazer barulho para espantar os maus espíritos. Vale tudo nesta superstição: gritar, assobiar, bater nas panelas, lançar foguetes, estourar o champanhe, etc. 

* Em tempos atiravam-se pratos e tachos velhos pela janela fora. No entanto, aconselha-se a ter a casa limpa na passagem de ano, livre de lixos, de objectos velhos e desnecessários, para afugentar as energias negativas do ano anterior.

* Antes da celebração faz-se a cama com lençóis novos para ter boa sorte no amor no ano que se aproxima.

* O mesmo se diz da roupa interior: se for nova atrai o amor e a sorte.  A cor azul traz boa sorte, o vermelho sucesso amoroso, o amarelo garantias económicas, o branco paz, o verde saúde e o castanho melhora a carreira profissional.

* A roupa não deve ser apertada e não deve ter buracos ou rasgões: assim não terá dificuldades e apertos económicos. Aconselha-se também a passar o réveillon com dinheiro no bolso, porque se eles estiverem vazios esse estado pode prolongar-se durante o ano.

* Algumas pessoas em vez de se vestirem, despem-se e mergulham na água gelada, sobretudo em países frios.

* Se subires a uma cadeira ou degrau à meia-noite com o pé direito, isso é sinal de prosperidade e de subida na vida. Há quem o faça com uma nota na mão, para atrair mais dinheiro no novo ano.

* Convém brindar sempre com álcool. Para renovar as forças, deve-se guardar até a rolha do champanhe que foi aberto e só deitar fora no ano seguinte.

* Comer as 12 passas é a superstição da passagem de ano mais conhecida. Por cada uma, das 12 badaladas do ano, deve-se comer uma passa e pedir um desejo que se queira ver realizado no novo ano. 

* Para finalizar, a superstição de não se discutir no primeiro dia do ano. Se o fizeres, acredita-se que nos restantes 364 dias do ano se vai repetir a mesma dose: discussões.


E são estes alguns rituais e superstições que existem na passagem de ano. Beijinhos e até manhã.

Com amor,
EDNA

Sem comentários:

Enviar um comentário