07 novembro, 2017

MAQUILHAGEM PARA PRINCIPIANTES (COMO ESCOLHER A BASE?) #4

Bem vindos novamente à rubrica ''Maquilhagem para Principiantes''. O tema de hoje é como escolher a base, algo que muitos de vocês acham complexo. Mas não tem nada que saber! Com a prática conseguem! Ora vejam!


Escolher a base pode ser um bicho de sete cabeças para quem está a iniciar-se no mundo da maquilhagem. Mas é normal errar mais do que uma vez. E se errares no tom da base, existem truques para que se pareça com o tom certo, mas isso fala-vos daqui a pouco...


Antes demais é bom saberem que existem inúmeras bases de variadíssimas cores e tipos. Existem bases liquidas, bases cremosas, em mousse, em pó, etc... Tudo vai depender do teu tipo de pele. Foquemo-nos neste tipo de bases visto que são as mais usadas.


VAMOS CONHECER ESTES TIPOS DE BASE....

Base Líquida: É a base mais fácil de aplicar e tem boa cobertura. Ideal para peles secas, mistas e com rugas.

Base em Mousse: Deixa um acabamento natural. Tanto dá para peles secas como oleosas.

Base em Pó: Para peles oleosas. Ajuda na absorção da oleosidade.

Base Cremosa: Tem óptima cobertura e não é indicado para peles oleosas.


P.S. (Em relação aos tipos de base, há ainda muita coisa para falar. Por isso, e para não ser maçudo, coloquei apenas as bases principais MAS se quiserem um post mais explicativo em relação a tipo de bases e para que tipo de peles se deve usar digam nos comentários).




COMO SABER O MEU TIPO DE PELE?

Agora que já te familiarizaste com alguns tipos de base, chegou a altura de conheceres a tua pele. Existem 4 tipos de pele oficiais (mista, oleosa, seca e normal) sendo que a pele sensível não é considerada um tipo de pele. Para não me alongar muito, visto que ainda é bastante informação, deixo-vos aqui um post bastante informativo sobre tipos de pele e como identifica-los. Vejam (AQUI).


COMO IDENTIFICAR O TOM E SUBTOM DA PELE?

O que é o tom da pele? É a altura do tom que a pele possui, que vai do claro ao mais escuro.

O que é o subtom da pele? É a cor de fundo da pele (se é mais amarelado e mais azulado, ou seja, subtons quentes e frios; e também neutros).
Como identificar  subtom da pele? 
Para identificar o subtom da pele, coloca um objecto/tecido dourado e prateado junto à pele e vê qual fica melhor. Se ficar o prateado a pele é fria, se ficar o dourado a pele é quente. Também consegues identificar através das veias. Se as veias forem azuladas a pele é fria, se as veias forem verdes amareladas a pele é quente.


NA HORA DE ESCOLHER A BASE...


Agora que já descobriste que tipo de base podes usar, que tipo de pele tens e qual o tom e subtom da pele, chegou a hora de passares à escolha da base. Não há nada que enganar, para peles quentes opta por produtos amarelados; para peles frias aposta em bases com tom rosado ou puxados para tons azuis; para pele neutras opta por produtos acastanhados/amarelados. Deves experimentar a base no queixo ou na bochecha e depois com leves batidinhas vês qual a base que se adequa ao teu tom.



AINDA NÃO CONSEGUISTE ESCOLHER A BASE?

O importante é não desistir e ir tentando. É tentando que vamos conseguir. Já para não falar que muitas das lojas de maquilhagem dá para experimentar vários tons até conseguires o tom certo. Se ainda assim não conseguires, pede ajuda aos funcionários da loja.


TRUQUES PARA BASES MAL ESCOLHIDAS:

Compraste uma base mais clara que o teu tom, usa-a como iluminador. Se foi exactamente o contrário, compraste uma base mais escura que o teu tom, usa-a para afinar o rosto ou então mistura com creme hidratante que assim já podes usar como BB Cream.


(OUTROS POSTS DE "MAQUILHAGEM PARA PRINCIPIANTES")
* (O Essencial - Parte 1)
* (Os Pincéis - Parte 2)
* (Qual o teu Tipo de Pele - Parte 3)



Espero que vos tenha ajudado a descobrirem a vossa base. No inicio é complicado mas se usarem todos os truques/dicas que vos falei no post, não vai haver enganos. Além disso sempre podem pedir ajuda a um profissional/funcionário na loja de cosméticos. O que gostariam que vos trouxesse como tema nesta rubrica? Digam nos comentários! Beijinhos e até ao próximo post. 
Com amor,

12 comentários:

  1. Adorei as dicas, porque sou uma básica a escolher a base!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/christmas-posts-what-should-i-do-q.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Artigo com dicas valiosas para quem está começando assim como eu.
    Obrigada pela ajuda, texto claro e bem informativo.

    www.esmaltecos.com.br

    ResponderEliminar
  3. Interesting and helpful post! :)

    Check out my new post at:
    ☆ starshinebeauty.blogspot.com ☆

    ResponderEliminar
  4. Super ti je post.Svaki post vijerno citam i divim se samo tako nastavi
    https://kraljicadrameblog.wordpress.com/2017/11/04/muke-zvane-studentski-dom/

    ResponderEliminar
  5. Achei este post muito esclarecedor! :) Realmente, escolher a base ideal não é tarefa nada fácil.
    Há alguns anos que uso BB cream. Há poucos meses, uma amiga ofereceu-me a base Fit Me da Maybelline. Curiosamente, o tom era exatamente o meu. Adorei a cobertura e o efeito suave. O BB cream sempre gostei muito, mas em dias de calor deixa a pele oleosa. Sem dúvida que ter uma base à mão é sempre bom :)
    Beijinhos
    Maria
    Words of Mary

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade querida, também uso o BB Cream principalmente no Verão :)
      Beijinho*

      Eliminar
  6. Uau este post foi super útil e esclarecedor! Não é mesmo fácil escolher uma base e acho que as tuas dicas foram uma grande ajuda! Da próxima vez que comprar uma base estou muito mais informada.

    Beijinhos
    https://tudo-e-coisanenhuma.blogspot.pt/

    ResponderEliminar