14 fevereiro, 2017

MAQUILHAGEM PARA PRINCIPIANTES (O ESSENCIAL) #1

Gostas de maquilhagem mas não sabes por onde começar? Não sabes o que comprar e que produtos são adequados à tua pele? Então este post é para ti. Como muitos sabem, há imensa coisa para falar acerca deste assunto e por isso decidi fazer uma espécie de ''rúbrica'', e assim posso falar por partes. Hoje, vou falar do essencial de uma maquilhagem para iniciantes. Espero que gostem e se inspirem!


Antes demais é importante que conheças o teu tipo de pele. Se é oleosa, mista, seca, normal ou sensível. Aconselho-te a ires a um dermatologista ou a outro especialista para te avaliar a pele. Sei que a The Body Shop também costuma fazer esse tipo de avaliação e penso que seja gratuíta. É uma questão de te informares. A Nívea também criou um método para descobrires o teu tipo de pele, clica (aqui)

Um dos passos mais importantes, é a limpeza da pele. Se quiserem saber que tipo de produto e a sua ordem correcta de aplicação, cliquem (aqui). Nunca se esqueçam deste passo!

Ok, não é aquele produto supeeeeer essencial mas é o produto que ajuda a maquilhagem durar mais tempo. O primer prepara a pele para receber a maquilhagem e ajuda a atenuar as linhas de expressão e os poros dilatados.

É importante que utilizes um corrector seja para cobrir olheiras, como manchas, espinhas ou outras imperfeições. Também dá para iluminar o canto da olheira se o utilizares depois da base. Deves aplicá-lo em forma de ''V'' e com leves batidas. O corrector deve ser do tom da tua pele.

Depois do corrector, está na altura de colocares a base. Se ainda tens receio de usares base, podes optar pelo BB Cream ou o CC Cream. E o que é o BB Cream ou o CC Cream? O BB Cream dá cor e trata de problemas específicos da pele; o CC Cream é o derivado do BB Cream, e dá uma maior cobertura. Estes produtos já tem hidratação e alguns deles, proteção solar. Mas se queres mesmo optar pela base é importante que escolhas uma adequada ao teu tipo de pele, por exemplo se tens pele seca usa uma base líquida ou em mousse; mas se tens uma oleosa usa uma base em pó. Também é super importante que escolhas uma base do tom da tua pele. Nunca mais escura nem nunca mais clara senão podes parecer artificial. 

Existem diferentes tipos de , mas todos eles tem a mesma funcionalidade que é finalizar a maquilhagem da pele. Existe o pó compacto que se adapta a quase todos os tipos de pele e tem uma cobertura mais intensa; o pó solto é apresentado mais solto e com uma textura suave, perfeito para um acabamento mais suave; o pó translúcido que por sua vez tem uma consistência fina e não possui cor e por fim o pó mineral que tem uma textura suave e a consistência é solta. Por apresentar minerais, o pó mineral não altera a cor da maquilhagem. À semelhança da base, também é importante adequares o pó ao teu tipo de pele.

Não é necessário comprares muitas paletas de sombras e também não é necessário comprares as mais caras. Existem inúmeras marcas boas e de óptima pigmentação e que não são caras. Falo por exemplo da Maybelline, Makeup Revolution, Essence, etc... 

O lápis de olhos ou o delineador também é um produto que vai abrir o olhar, não é ''obrigatório'' mas acho um factor importante. Se ainda não consegues fazer o famoso ''olho à gatinho'', podes sempre esfumar o lápis, que também fica super giro!

Não é obrigatório mas na minha opinião fica super bem. Adoro ver uma sobrancelha bem definida e sem nenhum pelinho fora. No início é estranho mas depois habituam-se e já não querem outra coisa. A cor tem que ser escolhida de acordo com a cor do cabelo. Existem vários tipos de kits de sobrancelha, como podem ver na imagem.

A máscara de pestanas também é essencial e muda por completo o olhar de uma pessoa. 

E por fim, podes optar por um batom ou um gloss

OPCIONAL

O blush faz toda a diferença numa maquilhagem e dá um ar mais saúdavel ao rosto. Para aplica-lo deves sorrir pois é ao sorrir que as tuas bochechas ficam mais salientes e é nelas que deverás aplicar o produto.


Basicamente o bronzer serve para esconder o que queremos ocultar no nosso rosto e para bronzear. Utiliza-se para afinar o rosto, o nariz, diminuir a testa, etc...


O iluminador é exactamente o contrário, serve para iluminar e destacar a pele. pode ser usado para aumentar o olhar, afinar o nariz, afinar o rosto, dar volume aos lábios, etc...


Espero que tenham gostado desta nova rúbrica e que de certa forma vos ajude. Claro que este será um espacinho onde podemos aprender e partilhar truques e dicas entre todas. Por isso sintam-se à vontade de comentar. Beijinhos!

Com amor,


6 comentários:

  1. adoro o post bastante completo !
    eu concordo sem duvida que para quem quer começar a maquilhar se que deve primeiro saber fazer limpeza ao rosto , é o essencial de tudo :)

    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!
      É mesmo o essencial :)

      Beijinho*

      Eliminar
  2. O post ficou fantástico, acho que está rubrica vai ajudar muitas pessoas que estão a iniciar na maquilhagem.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh obrigada querida! Também acho que sim :)

      Beijinho*

      Eliminar
  3. Adorei o post <3 se na altura que me começei a maquilhar tivesse encontrado um post tão completo nao teria comprado coisas que nem precisava heheh
    Beijos, asopinioesdaana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada querida! É tão bom saber isso! :)

      Beijinhos*

      Eliminar