15 dezembro, 2016

BLOGMAS: TRADIÇÕES PORTUGUESAS DE NATAL #15

Olá a todos 

No ano passado fiz um post sobre algumas tradições e costumes de Natal pelo mundo (aqui) e por isso este ano decidi fazer um post relacionado com tradições de Natal aqui em Portugal, visto que, algumas já são antigas. Espero que gostem!


MISSA DO GALO
É celebrada à meia noite, e assinala o nascimento de Jesus, na noite de 24 para 25 de Dezembro. Reza a lenda que um galo teria cantado, anunciando o nascimento de Jesus. Tradicionalmente, depois da missa, as famílias voltam a casa e abrem os presentes.

CONSOADA
Segundo a tradição, a mesa não deve ser levantada e a louça usada não deve ser lavada. Os restos da comida também deverão ficar na mesa, a noite toda, por respeito para com os mortos da família.

AZEVINHO
Para além de serem utilizadas como decoração, o azevinho também é usado para simbolizar amor, esperança e protecção.

PAI NATAL
Na realidade o suposto Pai Natal era um bispo que ajudava crianças e dava-lhes presentes. Mais tarde, e com a publicidade da Coca-Cola, nasceu o Pai Natal actual.

MEIA NA CHAMINÉ
Reza a lenda que um homem da nobreza, desgostoso pela morte da mulher, terá esbanjado a sua fortuna deixando as suas 3 filhas sem grandes posses. São Nicolau, sabendo que esta família passava por maus momentos, decidiu ir até à casa atirar 3 bolsas de ouro pela chaminé. As bolsas caíram dentro das meias que as raparigas tinham lavado e pendurado na lareira para secar. Daí a tradição e a razão pela qual as meias são sempre de tamanho 48 para cima.


Espero que tenha ajudado a matar a vossa curiosidade em vários costumes que são feitos cá em Portugal. Beijinhos e até manhã!

Com amor,
EDNA

2 comentários: